Morre aos 78 anos, professor Amauri

Ex-professor do atleta João do Pulo morreu nesta terça-feira devido a um infarto


Amauri Cavalcante de Menezes faleceu nesta terça-feira (21) devido a um infarto no miocárdio. Ele era natural de Pindamonhangaba, no nascido no dia 15 de setembro de 1942, filho de Abdoral Escóssio de Menezes e Maria Antônia Cundari de Menezes. Atuava como educador de esportes ha mais de 50 anos. Foi velado e sepultado na tarde de hoje.

Fez a faculdade de Educação Física em São Carlos no período de 1968 a 1970, sendo o quinto professor de Educação Física formado a vir trabalhar em Pindamonhangaba. Foi jogador de voleibol com o técnico professor Una, depois deu aulas para equipes campeãs de várias escolas nos Jogos Colegiais de Pindamonhangaba.

Começou a carreira no Ginásio Industrial de Pindamonhangaba, (o antigo Núcleo de Ensino Ferroviário) em 18 de março de 1970. E teve sorte, pois lá foi onde teve o primeiro contato com João Carlos de Oliveira "do Pulo", que foi seu aluno durante os quatro anos do curso ginasial. Devido às condições do pátio da escola serem muito pequenas, ele convocava o João para treinar no Largo do Quartel depois do horário das aulas.

Nos Jogos Regionais de 1972, na cidade de Cruzeiro, João do Pulo se destacou como um atleta de elite, conquistando 39 pontos nas várias modalidades em que participou, o que deixou Pindamonhangaba vice-campeã dos Jogos, atrás somente de Santos. E de lá o atleta se projetou para todo o mundo.

Torcedor do Santos, Amauri acompanhou o time na época do Pelé e teve amizade muito grande com o ex-campeão mundial de futebol José de Ely Miranda, o "Zito", e esteve diversas vezes na Vila Belmiro.

Amauri era aposentado pelo Estado desde 2003, mas continuou trabalhando na Associação Atlética Ferroviária como professor de ginástica localizada e hidroginástica durante mais de 25 anos. Ele também foi associado do clube por mais de 35 anos.

Essa é uma pequena homenagem ao Professor Amauri, o professor que descobriu o João do Pulo, dono de um coração imenso e de um grande talento como educador esportivo.

Fonte: A.A.Ferroviaria / João Paulo Ouverney