Três representantes do time de Paratletismo da equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, foram convocados esta semana pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para compor a delegação brasileira que disputará o Open Grand Prix de Marrakech, no Marrocos.
A importante competição internacional em solo africano será disputada de 15 a 17 de setembro, e reunirá paratletas de alto nível, especialmente da África e da Europa. Com o cancelamento do Campeonato Mundial de Paratletismo deste ano, que aconteceria no Japão, as etapas do Open Grand Prix espalhadas pelo mundo ganharam muita força. E não será diferente na competição em Marrakech.
Os taubateanos André Rocha (classe F52) e Alessandro da Silva (classe F11), disputarão pela segunda vez uma etapa do Open GP no exterior em 2022. A dupla defendeu o Brasil na edição de Paris, na França, disputada em maio. Na ocasião, o meeting francês foi de muito sucesso para os paratletas de Taubaté. Alessandro da Silva além de faturar dois Ouros - no Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso -, quebrou o Recorde Mundial do Disco, com 46,24m.
André Rocha, que este ano voltou ao circuito de competições nacionais e internacionais, disputará seu segundo Grand Prix em solo estrangeiro nesta temporada. Em maio, ele disputou o GP de Paris onde conquistou um Bronze no Arremesso de Peso. Agora em solo africano, André vai desembarcar com uma meta muito clara: a busca pelo índice para o Campeonato Mundial de 2023 na prova do Lançamento de Disco, na qual ele é o atual líder do Ranking Mundial na classe F52.
Quem estará estreando como membro da comissão técnica da Seleção Brasileira de Paratletismo é o treinador Diego Cascardo. Hoje com 33 anos, Cascardo iniciou no Programa Esporte Para Todos como estagiário e posteriormente passou a compor a comissão técnica como treinador.
Em 2022, assumiu como treinador principal da equipe de Paratletismo de Taubaté e hoje trabalha com os lançadores e arremessadores taubateanos, incluindo André Rocha e Alessandro da Silva.