A Universidade de Taubaté (UNITAU), por sua vez, terá um representante na capital francesa. Thiago Resende Ornelas, universitário do curso de Educação Física, bolsista atleta pela Universidade e promessa do Atletismo no Brasil, e embarcou em uma jornada junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pelo programa Vivência Olímpica.
Com um currículo repleto de experiências internacionais pelo esporte, Thiago está em fase de transição da categoria de base do Atletismo para o nível profissional com apenas 20 anos de idade. Ele é o único atleta da região do Vale do Paraíba na comitiva restrita, formada por apenas 12 jovens esportistas brasileiros indicados pelas respectivas confederações, sendo seis homens e seis mulheres.
O programa do COB oferece uma imersão na atmosfera olímpica e, além de acompanhar as competições, Thiago e os demais poderão visitar as instalações do Time Brasil e participar de palestras com embaixadores, treinadores e atletas. Essa seleção foi feita a partir do desempenho de destaque em competições nacionais e internacionais, resultando, então, em um grupo considerado o futuro do Brasil em diversas modalidades esportivas a partir das edições dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.
A comitiva será dividida em dois subgrupos, sendo que Thiago integra o segundo, com embarque rumo à Paris em 1º de agosto. "A minha vida ainda está normal, mas estou animado para estar em Paris. Já fui para a França uma vez, não na capital, mas estar lá e nos Jogos Olímpicos é o que muda tudo. A experiência vai ser sensacional para mim e, com certeza, vai me motivar para os próximos Jogos Olímpicos, que eu já quero estar como atleta, competindo pela medalha", comenta o universitário.
Na pista pelo sonho
Até chegar ao topo na modalidade, Thiago precisou percorrer um longo caminho que, apesar de ter começado cedo na vida dele, foi se desenhando com certa naturalidade e inspirado pelo irmão, que também é atleta. Foi a partir de uma aula de Educação Física na escola em que estudava, em Macaé, no Rio de Janeiro, que Thiago descobriu a vocação para o Atletismo. Desde 2016, incentivado pelo professor à época, ele foi evoluindo a técnica até chegar aos campeonatos nacionais da modalidade ainda na adolescência.
Foi em uma dessas competições que o atleta recebeu o convite do atual treinador e egresso do curso de Educação Física da UNITAU, Rodrigo Pereira dos Santos, para integrar a equipe de Atletismo de Taubaté e recebeu o apoio da família para fazer as malas rumo ao interior de São Paulo em busca da realização dos seus sonhos. Toda a dedicação lhe rendeu alguns marcos importantes até agora: Thiago foi campeão dos Jogos Escolares da Juventude sediado em Natal, no Rio Grande do Norte, em 2018, e, assim, conquistou a vaga para disputar o campeonato Sul Americano, no Peru, que foi a primeira viagem internacional dele pelo esporte e lhe rendeu a medalha de prata. Em 2022, ele competiu o Mundial de Atletismo Sub-20, em Cali, na Colômbia, onde conquistou o 8º melhor resultado geral das semifinais. Em 2024, ele estreou na categoria profissional e foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo, ocasião em que o desempenho dele se igualou ao recorde sul-americano Sub-23 nos 110 metros com barreiras.
"O principal fator para isso foi ter disciplina. Eu sempre tive o objetivo de alcançar essas metas e fazia o que tinha de ser feito para isso. Além disso, o psicológico forte, que é o que eu também tenho, porque é muita pressão psicológica no esporte", pontua.
Esporte e Educação
Quando chegou a hora de Thiago escolher a graduação, o amor pelo esporte falou ainda mais alto. Em 2022, começou o curso de Educação Física na UNITAU e, desde então, conciliar a rotina de treinos com os estudos tem sido um desafio, mas não uma barreira impossível de ser ultrapassada. Para alcançar resultados de excelência dentro e fora da pista, Thiago prioriza o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental a partir de uma rotina organizada, que inclui até mesmo os principais hobbies: cantar e tocar violão. O resultado dessa equação de sucesso rende ao estudante a Bolsa Atleta, que concede uma porcentagem de desconto nas mensalidades do curso de graduação na UNITAU e garante que ele realize seus sonhos.
"Estudar na UNITAU contribui fortemente para a minha formação como atleta e como profissional no futuro, porque meu próprio treinador cursou Educação Física aqui, se capacitou para que eu pudesse alcançar grandes resultados. Então, por eu ser atleta, eu preciso de uma equipe de pessoas que estudam e isso já me motiva a ser uma pessoa estudiosa, para que eu também possa mudar a vida de outras pessoas", pontua Thiago. Para ele, ter uma rede de apoio e estar em uma Universidade que o incentiva a chegar cada vez mais longe é um diferencial para a carreira que, apesar de estar no início, tem grande potencial.
"Em relação aos estudos e ao esporte, a ideia é me esforçar ao máximo para que eu tenha uma carreira bem sucedida, me mantenha no topo, extraindo bons resultados e que eu esteja satisfeito com o que eu tenho feito, principalmente", avalia. "Vejo meus resultados aparecendo e, nos estudos, completamente a mesma coisa. Quero fazer o que eu posso, estudar, aprender, adquirir conhecimentos, me conscientizar sobre a questão física e psicológica das pessoas, que é importantíssimo. A ideia é essa: sempre melhorar como profissional da minha área e também como atleta, na minha carreira", complementa.