Gerdau retoma produção e fábrica já opera com 90% do efetivo, em Pinda

Acordos coletivos com o sindicato evitaram demissões por mais de 4 meses; produção chegou a ficar completamente parada


Nesta semana, um grupo de 80 funcionários da Gerdau, de Pindamonhangaba, voltou ao trabalho. A fábrica passa agora a operar com   90% do efetivo. Após quatro meses de dificuldade, com vários acordos coletivos, no momento nenhum dos 2.000 funcionários está com redução de salário.

Parte dos 80 trabalhadores, que estavam com contrato suspenso, voltou a trabalhar no domingo (16). De acordo com informações passadas pela empresa, não há mais funcionários com redução salarial e apenas o grupo de risco continua afastado, o que envolve menos de 200 pessoas.

O setor que requer a maior atenção é a Aciaria. A produção que chegou a ficar completamente paralisada, este mês voltará para as 38 mil toneladas de aço. Já a Laminação 3, outro grande setor, estava parado e agora vai retomar com 60% da capacidade.

Retomada e crise

Segundo o presidente do sindicato, André Oliveira, a Gerdau sente o impacto da crise no setor automotivo, e essa retomada é um alívio para a categoria.

"Depois de três acordos, a preocupação aumenta. Felizmente a produção está retomando e vemos como foi importante entender aquele momento. Não foi fácil, negociamos muito, conseguimos evitar demissões em massa e diminuir o impacto nos salários. Ainda tem setores com dificuldade, mas ver a aciaria retomando, que é o coração da fábrica, já deixa a gente feliz", disse.

Após uma paralisação realizada em julho, a fábrica passou a comunicar os casos de Covid-19. Atualmente são 17 funcionários que tiveram o vírus, sendo que nove se recuperaram e oito continuam afastados. O sindicato afirmou que vai continuar fiscalizando a empresa sobre os protocolos de saúde da pandemia.