José Joaquim dos Santos, o fotógrafo Akim se despede desse plano de existência e deixa uma profunda sensação de vazio nos amigos aqui do AgoraVale, de todos os que conviveram com ele e aprenderam a arte de encantar com simplicidade.
Veio de São Caetano do Sul para Pindamonhangaba em 1977, para trabalhar na antiga Alcan, atual Novelis. Após se aposentar, resolveu comprar uma máquina fotográfica e foi com ela que passou a ser referência de trabalho incansável. Inicialmente era o "Tiozão da foto" junto à juventude que frequentava o clube da AA Ferroviária. Aliás, Akim era membro atuante do conselho do alviverde.
Em 2005, foi contratado para a cobertura fotográfica do AgoraVale (PindaVale na época) onde cobriu eventos de todos os tipos, seja baladas, inaugurações, política e principalmente esportes, quando viajava com a delegação de Pindamonhangaba para Jogos Regionais e Abertos.
Ele deixa uma história a ser contada para sempre no site AgoraVale, como um exemplo de profissional exemplar, um ícone de tenacidade. Deixa desperto em toda a sociedade o respeito, em todos os setores e segmentos. Um nome que será sempre comentado por prefeitos e políticos do Vale.
Akim já estava enfermo há cerca de dois anos, lutou muito, falava em voltar à ativa. Hoje, no entanto, o céu se abriu e o chamou, quem sabe para registrar as imagens das potências divinas.
Seu corpo será velado no velório Sesolupi a partir das 07:00 às 10:00 horas será o sepultamento no cemitério municipal de Pindamonhangaba
Vai com Deus, amigo, irmão e parceiro de todas as horas!