A Defesa Animal de Pindamonhangaba foi acionada no último sábado (5) após uma denúncia de abandono de cães em uma chácara do município. Ao chegarem ao local, os agentes escutaram choros vindos de um banheiro, onde encontraram dois cães trancados, em situação de estresse por fome e sede.
Durante o resgate, os animais, visivelmente abalados, acabaram brigando entre si, reflexo do estado de desnutrição e desidratação. Mesmo com ferimentos, ambos foram socorridos, passam bem e foram levados ao Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas), onde recebem todos os cuidados necessários.
A tutora dos cães, que não reside na propriedade, alegou desconhecer que os animais estavam presos. No entanto, apurações constataram que a situação de abandono já durava pelo menos dois dias. A ocorrência foi atendida com o apoio da Polícia Militar Ambiental, que conduziu a responsável à Delegacia de Taubaté. No local, ela perdeu a guarda dos animais e recebeu uma multa no valor de R$ 6.000. Um inquérito policial será instaurado para investigar o caso.
A médica veterinária Fernanda Mussi destacou a importância da resposta rápida. "A rápida intervenção impediu danos maiores aos animais. A integração entre Defesa Animal, Polícia Militar e Cepatas é fundamental no combate ao crime de maus-tratos em Pindamonhangaba", afirmou.
Após a recuperação, os cães serão colocados para adoção responsável. Interessados devem procurar o Cepatas para mais informações.