Quarentena: três dicas para fazer pequenas reformas e reparos em casa

Ferramentas corretas, imagens de referência e muita criatividade são essenciais para uma boa reforma


Com mais tempo em casa, vários moradores estão usando o período da quarentena para fazer reparos e até pequenas reformas em casa. Com o aumento no número de pessoas trabalhando e estudando em casa, muitas dessas mudanças foram motivadas pelo desejo de criar um ambiente mais confortável e adequado para atividades que antes eram feitas no escritório ou em ambientes escolares.

Além disso, é fácil se sentir enjoado da atual decoração passando tantas horas dentro desses ambientes. Por isso, cresceu o desejo de mudar os móveis de lugar, testar técnicas de pinturas de paredes diferentes e até adquirir itens novos, como peças de decoração e plantas, para criar um cômodo com mais personalidade. E essa tendência não é só impressão, já que algumas cidades estão apresentando aumento na venda de materiais do tipo, como a cidade de Jundiaí - produtos para pequenos reparos em residências representaram 70% das vendas do comércio.

Seja na hora de reparar algum problema antigo, ou para mudar completamente a decoração do cômodo, é necessário planejamento e alguns cuidados - tudo para garantir os menores custos e um belo resultado. Confira três dicas para não ter problemas durante o processo.

Ferramentas adequadas

Mesmo que os reparos sejam simples, é sempre útil ter um kit de ferramentas em casa, que pode ser um grande aliado em momentos de imprevisto. Existem várias opções de maletas com kits prontos, que podem ser encontradas em lojas de artigos de construção. Também é possível montar seu próprio kit, escolhendo quais ferramentas atenderão melhor às necessidades dos moradores da casa. Itens como martelo, chave de fenda universal, conjunto de parafusos e furadeira são obrigatórios para montar um conjunto básico de ferramentas. Para quem gosta desse tipo de atividade, pode ser interessante investir em ferramentas mais profissionais, como a serra tico-tico.

Decida o que vai mudar

Seja para fazer reparos pequenos ou para realizar mudanças maiores, é necessário ter em mente quais serão os cômodos e itens que sofrerão alterações, para então decidir os materiais e as ferramentas que serão usadas para o projeto. Se o reparo for simples, ele poderá ser feito mais rapidamente, não demandando tanto trabalho. Já caso o desejo seja reformar completamente um cômodo é possível pensar em estratégias para diminuir o impacto que uma obra grande causaria, investindo na mudança de detalhes que podem fazer a diferença, como cores do cômodo, tipos de móveis, iluminação, entre outros pontos.

O momento pode ser muito oportuno para resolver pequenos problemas que são deixados de lado em casa, como lâmpadas queimadas, parede com tinta descascando, janelas emperradas ou maçanetas desencaixadas. Vazamentos e problemas elétricos também devem receber atenção - em casos mais complicados, esse tipo de situação pede a ajuda de um profissional.

Procure inspiração

Entender as possibilidades do cômodo e explorar opções, procurando inspiração em sites de compartilhamento de imagens e referências em revistas de decoração, ajuda a expandir o olhar sobre as tendências e entender como adaptá-las para os cômodos da casa. Pensar em um estilo de decoração, como rústico, moderno ou minimalista, é um ótimo ponto de partida, e pode ser o guia para definir os tipos de materiais, cores e objetos de decoração que farão parte da mudança.

Vários canais de YouTube e blogs também podem servir como fonte de inspiração e até ajudar no passo a passo dos projetos, com dicas e instruções simples que podem ser realizadas até por quem não tem experiência nesse tipo de atividade. As ideias são muitas, com dicas para quem mora em um imóvel pequeno ou precisa aproveitar melhor os espaços.