As montanhas da Estância Climática de Cunha, no Vale do Paraíba, se tornam palco para a música a partir desta sexta-feira (4), com a abertura da 30ª edição do Festival Acordes na Serra. Realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, o evento terá programação gratuita até 27 de julho, sempre de sexta a domingo, com apresentações de MPB, jazz, blues, rock, sertanejo e música instrumental.
O festival terá como palco principal a Praça da Matriz, mas também contará com shows na Igreja Matriz e na Capela da Santa Casa. Entre as atrações confirmadas estão Zeca Baleiro, Izzy Gordon, Banda Pífanos do Paraitinga, Orquestra Joseense, Tributo a Elis Regina com Mirella Costa, Legião Cover, Serial Funkers, Orleans Street Jazz Band e muitos outros artistas regionais.
A expectativa da organização é atrair cerca de 40 mil pessoas ao longo do mês. "A cidade se enche de música, valoriza nossos artistas e movimenta o turismo. Nosso objetivo é que cada pessoa que nos visitar tenha uma experiência cultural enriquecedora", afirmou o secretário de Turismo e Cultura de Cunha, Marcelo Yoshinori Tokai.
A abertura do festival acontece nesta sexta-feira, às 21h, com o show de Izzy Gordon. No sábado (5), o público poderá conferir, a partir das 15h, o Arraial Surreal, projeto que reúne arte, cultura popular e sustentabilidade. Em seguida, às 17h, se apresenta a banda Pífanos do Paraitinga, e às 20h30, a Orquestra Joseense faz um concerto especial na Igreja Matriz. Encerrando o dia, Zeca Baleiro sobe ao palco da Praça da Matriz às 22h.
No domingo (6), a programação inclui show da Banda Véllim, às 15h, e, às 21h30, Mirella Costa apresenta um tributo a Elis Regina. As apresentações seguem pelos fins de semana seguintes com gêneros variados, homenagens e talentos locais.
Durante o festival, haverá uma praça de alimentação com pratos preparados com ingredientes típicos da região, como truta, pinhão, cordeiro e shitake. Restaurantes da cidade também oferecerão cardápios especiais para o evento.
Como chegar a Cunha:
A cidade está a 230 km de São Paulo. O acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), saída 65, em Guaratinguetá, e depois pela SP-171 (Rodovia Paulo Virgínio). Também é possível chegar de ônibus até Guaratinguetá e, de lá, pegar um intermunicipal até Cunha.