A Orquestra Joseense sobe ao palco do Teatro Municipal na próxima quarta-feira (26), às 20h, para um concerto com obras de Elgar, Tchaikovsky e Charpentier. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.
A Orquestra Joseense é um dos projetos que integram o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, destinado a Jovens a partir de 16 anos, com o objetivo de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas, criando oportunidade de educação musical de qualidade a jovens talentos e capacitando-os à profissionalização.
O projeto cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental. Dessa forma, a orquestra absorve aprendizes de música de diversas iniciativas públicas ou particulares, que demonstram interesse em aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.
Os ingressos são solidários com um pacote de trigo ou fubá e devem ser reservados por meio do site da FCCR. O concerto, sob a regência do maestro William Coelho, tem a seguinte programação:
Repertório
ANÔNIMO, Fanfarra "A Vitória"
CHARPENTIER, Prelúdio de "Te Deum"
PÄRT, Fratres
ELGAR, Serenata, Op. 20
Allegro piacevole
Larghetto
III. Allegretto
TCHAIKOVSKY, Serenata, Op. 48
Peça em forma de Sonatina
Valsa
III. Elegia
Final
Regente
O regente da Orquestra é o maestro William Coelho, que possui vasta experiência com regência e é mestre em etnomusicologia pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), além de doutor em musicologia e bacharel em regência, também pela USP. Coelho já esteve à frente de grandes grupos de musicais, como a Orquestra Abaporu, o Coro da Osesp e a EOS Música Antiga USP.
O Teatro Municipal de São José dos Campos fica na Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) - Centro.