Na tarde desta terça-feira (18), uma equipe da Polícia Militar Ambiental, foi acionada por um morador do bairro Oliveira, Pindamonhangaba, para capturar um cão que estava abandonado próximo a sua propriedade, um sítio.
O animal foi encontrado com uma focinheira, impedido de se alimentar, não apresentava ferimentos e estava agitado.
O dono do animal não foi identificado, o cão foi destinado a Zoonose da cidade onde recebeu os devidos cuidados.
Maus-tratos
A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.
Se você ainda tem dúvidas, veja alguns exemplos que é considerado maus-tratos:
- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar; - Manter preso permanentemente em correntes; - Manter em locais pequenos e anti-higiênicos; - Não abrigar do sol, da chuva e do frio; - Deixar sem ventilação ou luz solar; - Não dar água e comida diariamente; - Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; - Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; - Capturar animais silvestres; - Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; - Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..
Onde denunciar
Diante do conhecimento de um caso de crueldade contra animais domésticos ou silvestres, qualquer cidadão pode comunicá-lo à Polícia Militar por meio do telefone 190. A Polícia Ambiental também pode ser acionada.