Vandalismo prejudicam praças recém-revitalizadas em Caçapava

O crime foi identificado por uma denúncia anônima.


A Prefeitura de Caçapava, por meio do Departamento de Meio Ambiente, informa o ato de vandalização na Praça Engenheiro João Mansur, no bairro Maria Cândida, nesta última segunda-feira, 3 de abril. O crime foi identificado por uma denúncia anônima. A praça, que foi revitalizada no dia 31 de março, com a implantação e manutenção de plantas, no momento se encontra com mudas e flores cortadas e arrancadas.

O crime de vandalismo ao patrimônio público está previsto no artigo 163 do Código Penal, que consta em destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, sob pena de detenção de um a seis meses, ou multa ao infrator.

A revitalização nas praças é uma ação contínua do município, os cuidados com a Praça na Maria Cândida iniciaram junto com a Praça no bairro Vila Santa Isabel. A ação conta com limpeza dos canteiros e retirada de plantas invasoras e introdução de novas mudas. As plantas utilizadas nas praças, são em sua maioria, da espécie Coléus, que facilita a manutenção e não exige cuidados constantes.

As praças dos bairros Vila Santa Isabel, São José Operário e Pereira Bueno contam com a fiscalização e manutenção dos próprios moradores, prática que contribui com a conservação das plantas e mudas.

Para denunciar atos de vandalismo, os moradores devem acionar o COI (Centro de Operações Integradas) / Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou a Polícia Militar, por meio do telefone 190. Não é necessário se identificar.