O Litoral Norte terá a partir de 13 de setembro um curso de pós-graduação em biologia marinha (latu sensu). O curso do Centro Universitário Módulo será desenvolvido por professores e pesquisadores com ampla experiência na área, trazendo uma proposta de conhecimento teórico associado às vivências práticas.
Os alunos terão oportunidade de visitar instituições e reconhecer procedimentos técnicos voltados aos estudos em biologia marinha. O curso terá duração de 12 meses, com uma carga horária de 360h distribuídas em 10 disciplinas: Oceanografia Biológica, Ecologia de Ecossistemas Marinhos, Oceanografia Física e Geológica, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Oceanografia Química, Biologia Pesqueira, Ameaças ao Ambiente Marinho e Estratégias de Controle de Degradação Ambiental, Conservação em Unidades Marinhas, Resgate e Reabilitação da Fauna Marinha e Biotecnologia Marinha.
"A região abriga importantes unidades de conservação, como o Arquipélago de Alcatrazes. E o turismo náutico vem crescendo principalmente com a atividade de avistamento de animais marinhos, como baleias, golfinhos, raias e tubarões. Deve-se ressaltar a importância do Litoral Norte nas atividades portuárias, pesqueira e de pesquisa em ciências marinhas, como a biologia e a oceanografia", ressalta o professor Fernando Freitas.
As aulas serão realizadas no Campus Martim de Sá, em institutos de pesquisa e em diversos locais da costa do Litoral Norte, às sextas-feiras (no período noturno) e aos sábados (manhã e tarde). "Buscando facilitar a participação do público de outras cidades, as aulas presenciais serão realizadas em intervalos de 15 dias", informa Fernando Freitas.
O curso será coordenado pelo biomédico, Prof. Dr. Franco Bonetti e pelo biólogo, Prof. Dr. Fernando Freitas.