A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começa neste domingo (8), com mais de 1,8 mil estudantes realizando as provas em São José dos Campos e Guaratinguetá. Em todo o Brasil, cerca de 32 mil candidatos estão inscritos nesta etapa.
Em São José dos Campos, 1.267 candidatos realizarão a prova na Unip, localizada na Rodovia Presidente Dutra. Já em Guaratinguetá, 617 estudantes farão o exame na própria Unesp. Juntos, os dois polos da região oferecem 382 vagas para ingresso em cursos de ensino superior.
Além das cidades da região, o exame será aplicado em 31 municípios do estado de São Paulo e em outras localidades como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
A segunda fase do vestibular ocorre em dois dias. No primeiro dia, neste domingo, os candidatos responderão a 24 questões discursivas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.
Na segunda-feira (9), último dia de provas, os candidatos deverão elaborar uma redação em gênero dissertativo e responder a 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.
Os portões serão abertos às 13h, e as provas começam às 14h, com duração de cinco horas. Para realizar o exame, é obrigatório levar uma caneta esferográfica preta e uma régua transparente. Durante a prova, é permitido o consumo de alimentos e água.
O resultado final será divulgado no dia 31 de janeiro de 2025, quando os candidatos aprovados poderão conferir a lista oficial.