A Prefeitura de Pindamonhangaba lança na próxima segunda-feira (9) as inscrições para o programa "Educa Mais Pinda", uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos que oferece bolsas de estudo integrais para moradores da cidade. O objetivo do programa é ampliar o acesso ao ensino superior para quem deseja avançar em sua formação acadêmica.
As bolsas são destinadas a cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelado nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Podem se inscrever estudantes de cursos presenciais, semipresenciais ou à distância, desde que as instituições sejam reconhecidas pelo MEC.
Quem pode participar
Para concorrer às bolsas, é necessário atender aos seguintes requisitos:
1.Residir em Pindamonhangaba há pelo menos 48 meses;
2.Possuir renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo;
3.Não ter Ensino Superior completo;
4.Estar aprovado no vestibular (ingressantes) ou já estar cursando o Ensino Superior sem dependências (não ingressantes);
5.Não ter sido desligado anteriormente do programa por descumprimento de regras ou fraude;
6.Não receber auxílio público semelhante ou benefícios como FIES, bolsas de iniciação científica, crédito educativo ou seguros educacionais.
Como se inscrever
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Prefeitura, na página da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos (clique aqui) no selo "Bolsas de Estudo 2025", que estará disponível a partir do dia 9 de dezembro.
Processo de seleção
O processo seletivo será dividido em quatro etapas, com triagem social e análise de critérios acadêmicos e socioeconômicos. A diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, destaca a importância de seguir os requisitos e anexar toda a documentação solicitada, pois serão critérios de classificação e desclassificação.
"Este programa representa um avanço significativo para a educação em Pindamonhangaba, oferecendo oportunidades para que mais cidadãos possam alcançar o Ensino Superior", afirmou o secretário João Carlos Salgado.
Serviço
Inscrições: De 9 a 20 de dezembro de 2024
Onde: Site da Prefeitura de Pindamonhangaba (acesse aqui)
Informações adicionais: Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos