Pindamonhangaba adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e abre matrículas para EJA
A iniciativa tem como objetivo erradicar o analfabetismo e elevar o nível de escolaridade da população com 15 anos ou mais que não completou o ensino fundamental ou médio.
A Prefeitura de Pindamonhangaba oficializou sua adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, lançado pelo Ministério da Educação em junho de 2024. A iniciativa tem como objetivo erradicar o analfabetismo e elevar o nível de escolaridade da população com 15 anos ou mais que não completou o ensino fundamental ou médio.
Como parte do pacto, a Prefeitura abrirá matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no dia 13 de janeiro de 2025. As inscrições estarão disponíveis na Secretaria de Educação, localizada na Rua General Júlio Salgado, nº 996, no bairro Tabaú, e também em polos localizados no Crispim e Araretama.
O programa é voltado tanto para quem já sabe ler e escrever e deseja concluir os estudos quanto para aqueles que ainda não foram alfabetizados. A proposta é oferecer uma nova oportunidade para jovens, adultos e idosos que, por diferentes motivos, tiveram seus estudos interrompidos.
A secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, destacou a relevância dessa ação:
"Estamos comprometidos em oferecer oportunidades para que todos possam retomar seus estudos, promovendo inclusão, dignidade e o desenvolvimento do município. A educação transforma vidas, e o pacto reforça nosso empenho em erradicar o analfabetismo e qualificar educacionalmente nossa população."
Com essa iniciativa, Pindamonhangaba busca fomentar a inclusão social e ampliar o acesso à educação, reafirmando a importância da aprendizagem para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento local.