Suzano e Todos Pela Educação estabelecem parceria para impulsionar a educação pública no Brasil

Educação no Brasil.


A Suzano, líder global na produção de celulose e referência na fabricação de bioprodutos derivados do eucalipto, anuncia uma nova parceria com o Todos Pela Educação, organização da sociedade civil dedicada à melhoria das políticas públicas educacionais no Brasil. O objetivo do acordo é fortalecer a atuação do Todos Pela Educação por meio de três frentes estratégicas: advocacy direto, que envolve a produção de conhecimento aplicado, articulação com o poder público e mobilização do debate especializado; monitoramento público, focado no acompanhamento e divulgação de dados e resultados da educação básica; e a articulação da Coalizão Educação Já, que reúne organizações comprometidas com o avanço de políticas educacionais baseadas em experiências bem-sucedidas no Brasil e no exterior.

O anúncio ocorre em um momento em que a Suzano expande sua atuação na área educacional, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de jovens de 14 a 24 anos, abrangendo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A estratégia da companhia tem como foco a promoção de trajetórias escolares bem-sucedidas e a inserção produtiva desses jovens no mercado de trabalho.

Com essa iniciativa, a Suzano reafirma seu compromisso com a melhoria da educação básica pública, alinhando sua estratégia ao fortalecimento de políticas educacionais e à geração de impacto positivo nas comunidades dos mais de 220 municípios onde está presente.

O cenário educacional brasileiro ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes ao longo da jornada escolar. Dados do Censo Escolar de 2023 revelam que aproximadamente 9,2 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão fora da escola sem ter concluído a educação básica, o que equivale a dois em cada dez jovens dessa faixa etária.

"A parceria entre a Suzano e o Todos Pela Educação busca contribuir para o fortalecimento da educação pública de qualidade, um dos grandes desafios do Brasil. Precisamos de um movimento contínuo e colaborativo para impulsionar mudanças no ecossistema educacional, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também a transformação de vidas. Acreditamos que investir na educação dos jovens é construir um futuro mais justo e próspero para todos", destaca Giordano Bruno Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

Essa iniciativa está alinhada aos Compromissos para Renovar a Vida, estabelecidos pela Suzano, que visam contribuir para a sociedade e o meio ambiente. A empresa entende que a redução da pobreza passa pelo investimento em educação de qualidade. Em 2024, foram destinados R$ 59,2 milhões a iniciativas sociais que beneficiaram mais de 371 mil pessoas.

A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, ressalta a importância do apoio da Suzano. "O Todos é uma organização de advocacy que se baseia no suprapartidarismo e na independência. Para garantir essa autonomia, não recebemos recursos públicos, tornando essencial o apoio voluntário de instituições e indivíduos comprometidos com a transformação da educação no Brasil. Esse suporte é fundamental para impulsionar mudanças estruturais no país. Por isso, é uma honra contar com a Suzano, uma empresa centenária, relevante para o desenvolvimento do Brasil e com forte compromisso social", afirma Priscila.

Em 2024, o investimento da Suzano na área educacional impactou diretamente mais de 220 escolas públicas, beneficiando mais de 130 mil estudantes em 25 municípios de quatro estados brasileiros.

Title

Text