Pindamonhangaba vai testar mais 10 mil pessoas para Covid-19 ainda em agosto

A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a doação de 10.000 testes rápidos para detecção de antígenos IGG e IGM de Covid-19 doados pela empresa Exsa Urbanismo.


Esta semana, a prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a doação de 10 mil novos testes. Eles devem começar a ser realizados na população ainda no fim de agosto.

De acordo com a secretária de Saúde, Valéria dos Santos, serão realizados 500 testes por dia e serão levantados dados cadastrais, idade, sexo, relato de sintomas gripais e contato com comunicante positivo. "Os dados serão analisados para contribuir na análise epidemiológica do avanço da pandemia. Além disso, as pessoas que tiverem resultado positivo serão encaminhadas imediatamente para o gripário mais próximo, para início do tratamento e raio-X pulmonar. Deste modo, contribuímos para a plena recuperação da pessoa e poderemos detectar casos mais graves, que precisam de tratamentos mais complexos. Isso vai reduzir a possibilidade de complicação da doença e frear o avanço", afirmou.

Nos próximos dias haverá um link para cadastro voluntário no site da Prefeitura, por meio do qual os interessados farão cadastro e serão informados sobre dia, horário e local da coleta. As coletas, por sua vez, serão realizadas em três pontos estratégicos (Ciaf, Shopping Pátio Pinda e Zito), pois facilita o acesso da população e são áreas abertas. Com essa organização, o município evita aglomerações e realiza o procedimento com mais agilidade.