Quais são as melhores opções para refrescar o ambiente?

Para fazer uma boa escolha, é fundamental entender para quais ocasiões os aparelhos são mais indicados


Há vários produtos no mercado que prometem deixar a temperatura do ambiente mais agradável.

Ar-condicionado, climatizador, ventilador, circulador e umidificador são os mais conhecidos.

Para fazer uma boa escolha, no entanto, é fundamental entender para quais ocasiões os aparelhos são mais indicados. Para ajudar você, elencamos as principais diferenças entre eles.

1 – Ar-condicionado O ar-condicionado é capaz de fornecer um conforto térmico por meio do controle da temperatura ambiente. Apesar de ser utilizado majoritariamente para refrescar o local, muitos modelos possuem a função de aquecimento para os dias mais frios. As desvantagens são que o ar-condicionado consome mais energia, exige um espaço considerável, sua instalação é trabalhosa e ele deixa o ar seco.

2 – Climatizador A principal função desse equipamento é umidificar o ambiente e amenizar a temperatura por meio da circulação de ar e evaporação da água. É por isso que ele é tão indicado para quem possui problemas respiratórios, já que diminui o desconforto causado pelo clima seco presente em vários estados brasileiros. É compacto, leve e o preço é bem mais barato do que o do ar-condicionado. Também possui modelos com a função quente. Como ele só ventila e umidifica o ar, não é o mais indicado se você deseja apenas resfriar o ambiente.

3 – Ventilador Esse é o equipamento mais acessível de todos. Possui modelos com variados tamanhos e funcionalidades. As pás giratórias são as responsáveis por fazer a ventilação e distribuir o ar pelo ambiente. Os portáteis são mais indicados para uso individual, mas também existem ventiladores maiores e que refrescam o ambiente com mais eficiência. Esse tipo de aparelho é capaz de diminuir a temperatura em até 3 graus. Portanto, em ambientes com muitas pessoas ou em regiões onde as temperaturas são extremamente altas, o ventilador pode não ser a melhor opção.

4 – Circulador O circulador, como o próprio nome já diz, faz o ar se espalhar pelo cômodo em diferentes direções de forma homogênea. Ele pode ser portátil ou fixo e é ideal para deixar o ambiente menos abafado. É importante você saber, no entanto, que o circulador não é eficiente para refrigerar lugares muito quentes. Para essa finalidade, é melhor obter um ventilador ou um ar-condicionado.

5 – Umidificador Esse aparelho é ideal para lugares onde o clima é muito seco. Ele não altera nem ameniza a temperatura. A principal função dos umidificadores é liberar vapor de água no ambiente. Por causa disso, melhoram a qualidade do ar e ajudam a controlar problemas respiratórios.