Energia solar: como aplicar sustentabilidade através do consumo energético

Saiba como gerar eletricidade, aquecer a água e se locomover utilizando uma das fontes de energia que mais crescem no mundo


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ganhou 1 GW de energia solar residencial na geração distribuída (GD) no primeiro trimestre de 2023, o que representa um crescimento significativo de 14%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica também demonstram que atualmente a energia solar ocupa o segundo lugar na matriz elétrica brasileira, figurando depois da hídrica.

Os números por si só representam o aumento do segmento da energia solar no Brasil, isso porque é um dos investimentos mais viáveis e saudáveis para o meio ambiente. Além de ser uma fonte abundante, pois sua raiz é o sol, que, com o auxílio de materiais que fazem a conversão dos raios solares, geram energia elétrica.

Existem diversas maneiras de realizar o aproveitamento da energia solar:

Geração de energia

O modo mais conhecido de fazer uso da energia solar é a geração de energia elétrica. Onde a energia fotovoltaica é convertida em eletricidade por meio das células fotovoltaicas, que são como dispositivos responsáveis especificamente por esse processo de conversão, denominado de efeito fotovoltaico.

Para que a conversão tenha sucesso, as células desse material são semicondutoras, ou seja, possuem mais facilidade em conduzir correntes elétricas. De maneira usual, as placas são denominadas módulos fotovoltaicos, que são colocados nos telhados das casas.

Há, portanto, toda uma preparação não apenas financeira, mas também do imóvel, que precisará ter a estrutura necessária para a alocação dos painéis.

Aquecimento da água

Uma outra maneira de aproveitar a energia solar é através do aquecimento da água por meio de um sistema de coletor solar, que funciona de maneira similar às placas já mencionadas, no entanto, com a adição do reservatório térmico, também chamado de boiler.

Especificamente nesse modelo de produção, a energia denominada térmica, ou até mesmo fototérmica, utiliza tubos a vácuo para captar a energia e realizar a transferência do calor para a água.

A energia solar térmica é comumente utilizada em residências e até em estabelecimentos, bem como usinas que garantem a água quente por meio do vapor gerado.

Transporte sustentável

Embora a adesão à utilização da energia solar venha crescendo, ainda existem diversas maneiras de fazer uso dessa tecnologia, não apenas em residências ou projetos maiores. É possível também viabilizar uma locomoção mais sustentável, utilizando, por exemplo, o carro movido à energia solar.

A premissa não difere das outras utilizações, uma vez que o automóvel também possui um painel fotovoltaico que faz o mesmo processo de conversão dos raios solares em eletricidade, que por sua vez alimenta o motor, gerando movimento ao carro. Em dias nublados ou até mesmo de noite, uma bateria é utilizada para recarregar o veículo parado.

Vale ressaltar que a energia solar figura não apenas como um meio mais sustentável de consumir energia, mas também como um investimento em longo prazo. É possível encontrar linhas de crédito específicas de financiamento para energia solar, que possibilitam a democratização do acesso a essa fonte energética.