Fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté economiza mais de 800 mil litros de água em um ano


  • Unidade aprimorou seu sistema de reuso para abastecer todo o processo de Pintura
  • Quantidade economizada em pouco mais de um ano equivale ao consumo diário de 4.200 pessoas, na média do Estado de São Paulo.

Na semana em que o Dia Mundial da Água é celebrado (22/3), a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté registrou uma economia superior a 800.000 litros de água potável desde janeiro de 2017 após aprimorar a utilização de água de reuso no processo produtivo da Pintura. Esse volume equivale ao consumo diário de 4.200 pessoas, na média do Estado de São Paulo. 

Por meio do sistema de osmose reversa (processo responsável pela separação das substâncias químicas da água), a água usada na produção dos veículos segue para a Estação de Tratamento da fábrica, que foi reativada, e retorna para os processos industriais da pintura. 

Na prática, com o projeto a Volkswagen diminuiu o consumo de água comprada da concessionária e economizou mais de R$ 250 mil em pouco mais de um ano. 

Segundo o plant manager da fábrica, Fábio Ribeiro, todos os esforços foram concentrados em adaptar as instalações com tecnologias que pudessem oferecer água tratada dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pela Pintura (área que mais utiliza o insumo) e que o resultado é muito significativo, pois evidencia os esforços da empresa em identificar oportunidades de economia para tornar a fábrica cada vez mais competitiva e sustentável. 

“Incentivamos os nossos empregados a adotarem toda e qualquer medida que contribua com a redução do consumo de recursos naturais e materiais em nossos processos", comentou o executivo. 

A Volkswagen do Brasil também comemora a redução do consumo de água de 28,03% por carro produzido, em todas as suas unidades, desde 2010. Esse índice supera a meta de 25% de economia, estabelecida pelo programa ambiental global do Grupo Volkswagen “Think Blue. Factory.”. 

Histórico

O sistema de reuso foi adotado na fábrica em 2003 é responsável por recuperar e reutilizar 30% da água consumida nas suas instalações. 

Além de receber o tratamento convencional determinado pela legislação ambiental, parte da água utilizada na produção do Gol, Voyage e up! é reciclada e bombeada de volta para aplicação em atividades como a refrigeração de equipamentos, alimentação de caldeiras, sanitários e jardinagem.