Litoral e Sudeste podem ter forte ventania no fim da semana

Durante a tarde e a noite são esperadas pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade.


Em algumas regiões do Sudeste o sol aparece, ainda que timidamente, segundo informa o site Climatempo. Mas, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera ajudaram a intensificar as áreas de instabilidade que já estavam sobre todo o estado de São Paulo, por isso choveu na madrugada em grande parte do estado. No leste do estado, onde está o Vale do Paraíba, a tendência é de diminuição da nebulosidade hoje.

A temperatura tem uma ligeira elevação. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), durante a tarde e a noite são esperadas pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade.

Riscos de deslizamentos - Vale lembrar que mesmo com a diminuição da chuva no litoral, a atenção para ocorrência de deslizamentos de encostas permanece porque a terra está muito encharcada.

Ciclone - Durante o sábado, 27 de outubro, um grande ciclone extratropical se organiza sobre o mar, ao largo do litoral do Sul e do Sudeste do Brasil. Este sistema provoca ventos fortes no litoral destas regiões e principalmente em regiões de mar aberto.

Os ventos fortes deixam o mar bastante agitado e a navegação não é recomenda no fim de semana para pequenas e médias embarcações. A prática de esportes também é desaconselhada. Navegantes devem ficar atentos aos avisos de mau tempo específicos emitidos pela Marinha do Brasil.

No litoral, as rajadas mais intensas, entre 70 km/h e 100 km/h devem ocorrer entre manhã do sábado, 27, e noite do domingo 28 de outubro, entre o litoral norte do RS e a região dos Lagos no RJ. As capitais Florianópolis e Rio de Janeiro, por serem litorâneas, vão sentir ventos mais intensos.

Nas demais áreas do litoral do RS, do RJ e no litoral do ES, as rajadas não devem superar os 70 km/h. Mas é preciso lembrar que, em alto mar, algumas rajadas podem até superar os 100 km/h.