Em São José dos Campos, uma pesquisa de satisfação junto aos moradores sobre 16 serviços públicos colocou em destaque o trabalho dos coletores de lixo. O serviço de coleta alcançou o maior índice de satisfação entre os avaliados no município neste 2º trimestre de 2019, de acordo com pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
A coleta seletiva é feita diretamente pela Urbam (Urbanizadora Municipal), que também monitora o serviço da coleta comum. A coleta de lixo recebeu 785 pontos, ou seja, classificado como alto grau de satisfação.
A atividade recebe índices satisfatórios desde o 2º trimestre de 2017. A avaliação do serviço chegou a 604 em 2016. Em 2018, os índices ficaram entre 771 e 786 pontos. Agora, a satisfação está estabilizada e a pontuação é a mesma obtida no último trimestre.
Os serviços de iluminação pública e de limpeza pública, também executados pelas equipes da Urbam, obtiveram a primeira colocação na pesquisa em relação às dez maiores cidades paulistas.
Pesquisa Indsat - O alto grau indica que o segmento está dentro da margem de 650 a 799 pontos. Caso o setor atinja 800 pontos ou mais, ele recebe grau de excelência.
O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia de classificação baseada nos critérios de "ótimo", "bom", "regular", "ruim" e "péssimo". Ao todo, 400 moradores avaliam os serviços públicos.