Soltura de peixes e plantio de árvores abrem Semana da Água em São José dos Campos

Crianças ajudaram na soltura de 3.000 alevinos no lago do Santa Júlia


A Prefeitura de São José dos Campos deu início às atividades da Semana da Água nessa última quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, com soltura de peixes e plantio de árvores no Parque Takeo Kacuta, do bairro Jardim Santa Júlia. 

No total, 3.000 alevinos de lambaris foram soltos com ajuda dos alunos da escola Máximu's no lago do Santa Júlia, que passou a integrar o Programa Revitalização de Nascentes, visando realizar um trabalho de proteção e conservação de nascentes localizadas em áreas públicas urbanas, em parceria com a comunidade local, instituições e empresas.

As crianças também participaram do plantio simbólico no local, que já conta com 13.500 árvores plantadas. A professora Selma Dziedicz acompanhou os estudantes e aprovou a iniciativa: "É muito bom que eles tenham esse contato com a natureza, porque isso já conscientiza eles desde pequeno sobre a importância da preservação". 

Revitalização de Nascentes 

São José dos Campos promove desde 2006 a revitalização de nascentes degradadas, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes (APP). Desta forma, procura contribuir, mediante ações locais, para a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Atualmente, 38 nascentes fazem parte do Programa de Revitalização de Nascentes, que conta com o subprograma Nossa Nascente, destinado ao estabelecimento de parcerias para a preservação ambiental e paisagística de áreas públicas em regime de colaboração com os particulares e dá outras providências.

Para subsidiar os trabalhos de revitalização das nascentes foi criado um programa de Educação Ambiental para ser desenvolvido junto às escolas próximas às nascentes. Para tanto, foram criados materiais didáticos e informativos e as escolas parceiras participaram de atividades de campo para o monitoramento da qualidade da água, realizando coleta e análise de água e executando plantio de mudas.

Pomares

Ainda na manhã desta quarta-feira foi plantado um pomar de árvores frutíferas, nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, na rua Joaquim Benedito da Costa, 274 - Jardim Terras do Sul. Ao todo, 25 mudas de 8 espécies diferentes foram plantadas: Abiu, Araçá, Cambuci, Bacupari, Grumixama, Ingá, Cereja-do-Rio-Grande e Uvaia.

A ação faz parte do programa "Pomares Nativos Educativos", promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. Os moradores são previamente avisados do plantio no bairro através de panfletos e carros de som, e toda a atividade é acompanhada por servidores municipais. 

O programa visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em diversas regiões da cidade, resgatando o contato da comunidade com os frutos da nossa região.

Os pomares têm um componente educativo, visando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local, contribuindo assim para o equilíbrio ecológico na cidade.

Programação

A programação da Semana da Água segue com muitas atrações nos próximos dias, incluindo apresentação de novos programas, reinauguração do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi e oficina de reciclagem. Confira mais detalhes clicando neste link