Anatel começa a bloquear celulares piratas a partir de 2018

Medida será aplicada em maio e começará por aparelhos do DF e Goiás


A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o calendário para bloqueio de celulares piratas no país. A medida começará a ser aplicada a partir de 9 de maio de 2018 e afetará, numa primeira etapa, apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e Goiás. Nas demais regiões do país, o bloqueio ocorrerá em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019.

Os celulares considerados "piratas" são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

Aparelhos como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras e que por ventura não sejam certificados pela Anatel, também poderão ser alvo do bloqueio.

Estima-se que cerca de 1 milhão de aparelhos considerados piratas entram nas redes das operadoras mensalmente. A medida tem como finalidade inibir a venda de celulares contrabandeados ou roubados.