Terra recebe primeiras imagens do satélite sino-brasileiro CBERS 04A

As três câmeras do CBERS 04A foram ligadas sobre o Brasil por 11 minutos, de 10h56 a 11h07, horário local de Brasília


Satélite captura imagens de Jardim e Guia Lopes da Laguna, duas cidades do Mato Grosso do Sul Satélite captura imagens de Jardim e Guia Lopes da Laguna, duas cidades do Mato Grosso do Sul (Foto : Divulgação / INPE)

As primeiras imagens feitas pelo satélite Cbers-4ª foram divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O CBERS 04ª é foi desenvolvido por meio de um programa de parceria entre Brasil e China e foi colocado em órbita na madrugada do dia 20 de dezembro.

A recepção no Brasil das primeiras imagens do equipamento em órbita ocorreu em 27 de dezembro de 2019. Para capturar as imagens divulgadas pelo instituto, foram alinhadas três câmeras sobre o território brasileiro e ligadas por 11 minutos, de 10h56 a 11h07, horário local de Brasília. A estação terrena do INPE em Cuiabá (MT) recebeu e gravou os dados brutos das câmeras WPM, MUX e WFI, que foram processados em São José dos Campos.

A divulgação das imagens pelo instituto permite observar registros feitos na divisa entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como vistas em cima,  as cidades sul-mato-grossenses de Jardim e Guia Lopes da Laguna.

A próxima etapa consiste de três meses de testes com o satélite. As equipes chinesas e brasileiras estarão empenhadas  no alinhamento de câmeras até que as imagens cheguem ao resultado esperado. Nessa fase, as imagens capturadas com as configurações são debatidas por técnicos até a aprovação final. Somente depois desse relatório o Cbers-4A vai ser considerado operacional.