Após queixas e cobranças por parte do universitários, a Secretaria da Educação (Seduc) de São Sebastião informou que o recadastramento para o retorno do transporte escolar universitário pode ser realizado a partir das 8h de hoje, sexta-feira (14), até 13h da próxima quinta-feira (20).
O recadastro só poderá ser realizado de forma online (clicando aqui) por alunos que já utilizavam esse benefício antes da suspensão das aulas. Para isso, eles deverão preencher uma ficha cadastral com dados pessoais e informar a data de retorno, além de comunicar quais dias da semana e horários ocorrerão as aulas.
Documentos e termo de responsabilidade
É necessário que o estudante comprove sua matrícula por meio de documento emitido pela instituição de ensino, carimbado e assinado, com informações sobre o curso e o período do curso. Além disso ele também deve ficar atento às regras do Termo de Responsabilidade, ou seja, o aluno terá que declarar ciência quanto aos riscos de contágio pela Covid-19 e que se compromete a adotar as seguintes condutas:
- Usar obrigatoriamente máscara de proteção durante todo o percurso;
- Higienizar as mãos antes de ingressar no veículo, ficando a critério da empresa disponibilizar álcool 70% para os usuários;
- Aferir a temperatura quando solicitado, sendo proibido o embarque em caso de sintomas de febre;
- Utilizar os veículos apenas nos dias informados sobre as aulas, na linha de ônibus e na poltrona autorizadas;
- Não embarcar no veículo com sintomas gripais ou se algum familiar estiver com tais sintomas.
Caso alguma dessas condutas não seja seguida, o motorista da linha tem a permissão de impedir o ingresso do aluno ao veículo e o aluno poderá sofrer penalidades aplicadas pela Comissão de Transporte.
Após o recadastramento, o aluno receberá um e-mail informando o resultado do pedido em até cinco dias úteis. Em caso de dúvida, os estudantes devem entrar em contato por e-mail seduc@saosebastiao.sp.gov.br.